quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MISSA DE SÉTIMO DIA DA DONA MILOCA ACONTECE NESTE SÁBADO (22) NA IGREJA SÃO BENEDITO

EMÍLIA BOTTA COSTANZO (1924-2014)
Dona Miloca e os bolos caseiros de São Carlos
*por: Andressa Taffarel, de São Paulo

Juntos, massa de chocolate, recheio de leite condensado com nozes e cobertura de musse de chocolate dão origem a uma das iguarias mais famosas da paulista São Carlos: o bolo Miloca.
O nome da gostosura é uma referência ao apelido da boleira Emília Botta Costanzo, que há mais de cinco décadas se tornou conhecida na cidade por seus dotes culinários.
O primeiro bolo feito por encomenda foi para o aniversário de uma amiga. Mais pedidos surgiram, e dona Miloca então passou a dividir o emprego na biblioteca municipal com os ovos e a farinha, a fim de ajudar nas despesas da família, pois o marido, Jacinto, estava desempregado.
A rotina foi mantida até ela se aposentar no serviço público, aos 60. Nesse tempo, a cozinha cresceu. A boleira ganhou a ajuda de funcionários e, depois, de uma filha, que hoje toca o negócio com uma das netas.
Nos últimos anos, dona Miloca já não conseguia colocar literalmente a mão na massa, mas estava sempre de olho na produção, para garantir a qualidade dos ingredientes e o jeitinho caseiro de bolos, tortas, docinhos e salgadinhos que hoje fazem parte do cardápio.
Agregadora, gostava de reunir a família em datas especiais e os amigos para um chá da tarde, quando enchia todos de muita comida.
Morreu no domingo (16), aos 90, após uma endocardite (tipo de infecção). Viúva desde 1996, deixou 5 filhos, 16 netos e dez bisnetos.
No sábado (22), às 18h30, será a missa do sétimo dia, na paróquia São Benedito - ela ajudou na construção fazendo bolos para serem rifados. 
___________________

DONA MILOCA
________________________

IGREJA DE SÃO BENEDITO, EM SÃO CARLOS.
DONA MILOCA SEMPRE COLABOROU COM A PARÓQUIA, SEUS BOLOS ERAM DISPUTADÍSSIMOS NAS RIFAS.




________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário