sábado, 10 de março de 2012

REGULAMENTO - CAMPEONATO ESTADUAL MASCULINO INTERSELEÇÕES - BOCHA RAFA 2012

R E G U L A M E N T O


Art. 1º  -
SISTEMA DE DISPUTA

Será disputado em 3 (três) fases, a saber:



1- 
1a. FASE – CLASSIFICATÓRIA (17 e 31/3 – 14 e 28/4/2012)

Será realizada em 4 (quatro) rodadas, com a participação de 14 (quatorze) equipes, sendo que cada equipe disputará dois jogos em casa e dois fora, obedecendo ao sorteio realizado na reunião do dia 11/02/2012, classificando para a 2ª. Fase as 6 (seis) primeiras colocadas (maior número de partidas vencidas):



2 - 
2a. FASE - SEMIFINAL




As equipes serão divididas em 3 grupos (I, II e III) onde jogarão entre si, em jogos de ida e volta, sendo uma como mandante e outra como visitante, de acordo com a tabela da competição, classificando a equipe de cada grupo com maior número de partidas vencidas para a próxima fase:




rodada: 12/05/2012
GRUPO
EQUIPE
PLACAR
EQUIPE

I
6º Colocado 1ª Fase

x

1º Colocado 1ª Fase

 II
5º Colocado 1ª Fase

x

2º Colocado 1ª Fase

III 
4º Colocado 1ª Fase

x

3º Colocado 1ª Fase





2ª rodada: 26/05/2012
GRUPO
EQUIPE
PLACAR
EQUIPE

I
1º Colocado 1ª Fase

x

6º Colocado 1ª Fase

 II
2º Colocado 1ª Fase

x

5º Colocado 1ª Fase

III 
3º Colocado 1ª Fase

x

4º Colocado 1ª Fase




3 -
3a. FASE – FINAL: 16/06/2012




As três equipes finalistas jogarão entre si, em uma cidade neutra com canchas escolhidas pelo DT da FPBB, conforme tabela abaixo:


EQUIPE
PLACAR
EQUIPE
Venc. Grupo II

x

Venc. Grupo III
Venc. Grupo III

x

Venc. Grupo I
Venc. Grupo I

x

Venc. Grupo II


§ único -
Condições para sediar as partidas finais: duas canchas dentro das medidas estabelecidas pela Regra Oficial, com piso sintético, local para alimentação, sanitários e vestiários e, se necessário, alojamento.


- 1 -

Art. 2o. -
EQUIPES



a)
Serão formadas por no mínimo 10 (dez) atletas, sem limitação de número máximo, porém a premiação será para apenas 18 atletas de cada equipe finalista;



b)
Cada equipe poderá efetuar uma substituição por partida.



c)
As equipes deverão estar devidamente uniformizadas, conforme determinado na Regra Oficial da FPBB.



Art. 3o. -

DAS RODADAS



a)
Os jogos serão realizados aos sábados;



b)
Cada rodada será composta de 05 partidas, na categoria de duplas;



c)
As partidas serão disputadas a 18 (dezoito) pontos, valendo 02 (dois) pontos por bola (2, 4, 6 ou 8 pontos por jogada), sendo computado 1 (um) ponto por partida vencida na tábua de classificação;



d)
As partidas entre três ou mais equipes serão disputadas alternadamente, conforme tabela numérica, sendo realizado sorteio entre os disputantes antes do início dos jogos para definir a ordem de entrada, iniciando-se as duas primeiras partidas no horário determinado em regulamento e as demais à medida que as canchas forem vagando;



e)
Os atletas de cada equipe serão escalados em sigilo (no escuro);



f)
Os atletas não poderão “rolar bola” antes do início de cada partida (não haverá reconhecimento de cancha) e o atleta que infringir esta norma estará impedido de participar de todas as partidas do dia, se seu nome já constar em súmula o mesmo deverá ser substituído;



Art. 4o. -

DOS HORÁRIOS          



a)
09h00, com 30 minutos de tolerância.



§ único -
Os jogos envolvendo cidades com  mais de 200km de distância terão início às 10h30min com 30 minutos de tolerância.



c)
Qualquer alteração de data ou horário só será autorizada, se houver acordo entre as equipes envolvidas e respeitando-se as normas estabelecidas no artigo 13, itens 6 e 7 deste regulamento.



Art. 5o. -

PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS



a)
Só poderão participar os atletas regularmente registrados na Federação e ligas nesta temporada;


- 2 -

b)
As inscrições de atletas para a disputa deste campeonato serão efetuadas através de formulário próprio fornecido para este fim e deverão ser protocoladas na FPBB até no mínimo 1 (um) dia antes da participação dos atletas. Sempre que houver novas inscrições deverá ser obedecido o mesmo procedimento. Os formulários enviados por e-mail deverão ter suas “confirmações de recebimento” solicitadas à Federação.



c)
Só será permitida a participação do atleta mediante a apresentação da carteira de atleta fornecida pela Federação ou Liga;



Art. 6o. -

CRITÉRIOS DE DESEMPATES



a)

1ª Fase - Classificatória:



1o.
Confronto direto (válido apenas para empate entre duas equipes quando as mesmas tiverem se confrontado nesta fase);



2o.
Maior saldo de pontos; (de 0 a 18 por partidas);



3o.
Maior número de pontos feitos (de 0 a 18 por partidas);



4o.

Sorteio



b)

 Fase - Semifinal



1o.
Maior saldo de pontos (de 0 a 18 por partida) considerando-se apenas as partidas dos jogos desta fase envolvendo as equipes  empatadas;.



2o.
Melhor classificação obtida na 1ª. Fase;



c)

  Fase -Final



1o.
Maior número de partidas vencidas (de 1 a 5) nesta fase, considerando-se apenas os jogos envolvendo as equipes que estão empatadas;



2o.
Maior saldo de pontos (de 0 a 18 por partida) considerando-se todos os jogos desta fase;



2o.
Melhor classificação obtida na 1ª. Fase;



Art. 7o. -

PREMIAÇÃO

Haverá premiação para as equipes e atletas (em número de 18 por equipe) campeões, vice-campeões e 3º colocados.



Art. 8o. -

SEDES



1 -

A organização dos jogos em cada sede será de responsabilidade da anfitriã, que deverá comunicar à Federação, com antecedência mínima de vinte dias, o local dos jogos;



2 -
As equipes que tiverem mais de uma cancha poderão utilizá-las, porém as partidas serão realizadas conforme o vagar das canchas, onde acabar primeiro entrará a próxima dupla.


- 3 -

3 -

Os jogos deverão ser disputados em canchas dentro das medidas estabelecidas pela Regra Oficial e com pisos sintéticos;



4 -

As cidades sedes deverão oferecer o café da manhã aos visitantes.



5 -

As despesas com alimentação e transporte ficarão à cargo das delegações participantes.



Art. 9o. -

DOS ÁRBITROS



1 -

A arbitragem, nas duas primeiras fases, ficará a cargo das equipes participantes (no mínimo dois árbitros)



2 -

Para as finais, serão indicados árbitros oficiais da FPBB e as taxas correspondentes serão pagas pelas equipes disputantes;



3 -

Os árbitros deverão atuar sempre uniformizados, conforme estabelecido na Regra Oficial;



Art. 10 -

DAS INFRAÇÕES E PUNIÇÕES DOS ÁRBITROS



1 -
Deixar de observar as regras do jogo:



PENA:
Suspensão de dez a noventa dias;



2.
Praticar vias de fato contra atletas, colegas de arbitragem, representantes e dirigentes da FPBB:



PENA:
Suspensão de cento e oitenta a trezentos e sessenta dias ou eliminação do quadro de árbitros da FPBB;



3 -
Proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, anotando ou deixando de anotar uma infração, com a finalidade de favorecer ou prejudicar um dos competidores ou terceiros:



PENA:
Suspensão de cento e oitenta a trezentos e sessenta dias;



§ único -
Quando a infração resultar na interrupção do jogo, ou campeonato e houver tumulto ou vias de fato, será aplicada a pena máxima;



4 -
Deixar de relatar na súmula ocorrências disciplinares da competição, de modo a impossibilitar a punição do infrator:



PENA:
Suspensão de trinta a cento e oitenta dias;            



5 -
Abandonar a cancha sem uma razão justa:



PENA:
Suspensão de sessenta a trezentos e sessenta dias, de acordo com a gravidade.



Art. 11 -
DAS INFRAÇÕES E PUNIÇÕES AOS ATLETAS



a)
As infrações cometidas pelos atletas serão punidas, de acordo com a gravidade, com a suspensão automática de 01 a 02 jogos e será encaminhado processo ao Tribunal de Justiça Desportiva para julgamento, de acordo com o Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva.


- 4 -

b)
A Secretaria  desta  Entidade terá  um  prazo não inferior a  21 dias e não  superior a 35 dias, a contar da data do recebimento da súmula  de  jogo  para comunicar ao infrator (aviso de multa e perda de pontos, se for o caso)  sobre qualquer irregularidade referente à participação de atleta nos Torneios e Campeonatos Oficiais promovidos pela FPBB.



c)
Nenhum atleta poderá inscrever-se simultaneamente por duas entidades (ligas ou federação), sob pena de suspensão por toda a temporada;



d)
O atleta que disputar partidas por duas ligas, ou por uma liga e pela Federação será imediatamente suspenso da competição, não podendo mais atuar por nenhuma das equipes e serão anulados todos os pontos das partidas em que o mesmo atuou pela equipe para a qual efetuou o 2º registro, computando a vitória para a equipe adversária.



Art. 12 -

DAS INSCRIÇÕES DAS EQUIPES



1 -
As inscrições das equipes em cada campeonato ou torneio oficial, deverão ser efetuadas dentro do prazo estabelecido pela FPBB.



2 -
As equipes que cancelarem suas participações após a elaboração das tabelas, estarão sujeitas a multas e outras penalidades, conforme determinam o Regimento de Taxas da FPBB e o Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva, além do pagamento da taxa de inscrição.



Art. 13 -

DA REALIZAÇÃO DAS PARTIDAS



1 -
O anfitrião deverá colocar, antes do início das partidas, as canchas em perfeitas condições de jogo e todo o material necessário para o bom andamento das partidas, inclusive o Regulamento Geral dos Campeonatos e Regra Oficial;



2 -
Em qualquer tipo de competição as bolas deverão ser escolhidas por meio de sorteio, cabendo ao vencedor iniciar o encontro;



3 -
Caberá aos capitães, antes do sorteio, examinarem as bolas e retirarem as que se encontrarem fora da medida e peso oficial,  bem como as que apresentarem falhas, lascas ou outras imperfeições.  Depois de examinadas e sorteadas, não poderão ser trocadas, todavia poderão ser substituídas por motivo de quebra durante a realização dos jogos;



4 -
A equipe que não respeitar o limite de tempo para início das partidas será penalizada com a perda dos pontos das mesmas;



5 -
Somente o D.T. da FPBB poderá, se julgar necessário, antecipar ou adiar partidas programadas nas competições oficiais;


- 5 -

6 -
Os jogos poderão ter suas datas e horários alterados, de comum acordo entre as equipes envolvidas desde que sejam realizadas antes da próxima rodada e mediante autorização da FPBB.



§ único -
Tanto na solicitação por escrito, como na súmula do jogo, se autorizada a transferência, deverá constar o “de acordo” do adversário.



7 -
Quando os certames forem realizados em dois turnos, o returno não deverá iniciar antes da realização de todas as partidas do 1o. turno;



8 -
As equipes que deixarem de disputar a rodada na data constante nas tabelas elaboradas pelo DT e que não tenham sido transferidas oficialmente estarão sujeitos a perda de pontos e demais penalidades previstas no Regimento vigente;



9 -
Somente se justificará a suspensão ou não realização de uma partida quando por motivos imperiosos e que se enquadrem na Regra Oficial;



10 -
Quando uma partida for suspensa por motivos justificados, esta será realizada novamente com o marcador em branco, independente dos pontos obtidos; sendo necessária a presença dos mesmos jogadores que assinaram a súmula da partida suspensa, salvo em caso de impossibilidade devidamente comprovada junto a FPBB.



11 -
O DT da FPBB, para os casos previstos neste regulamento, tem poderes para aceitar ou indeferir a suspensão de uma partida ou rodada, sempre que razões fundamentais obriguem tal decisão;



12 -
A ausência “W.O.” para a disputa de uma ou mais partidas acarretará ao infrator a perda de pontos da(s) mesma(s) pela contagem de 18  a  ZERO  em  favor  de  seu  adversário, valendo inclusive para os critérios de desempates, além  das multas previstas no Regimento de Taxas da FPBB;



13 -
No caso de uma partida inacabada e considerada válida pelos órgãos competentes, o perdedor contará os pontos obtidos até o momento da paralisação contra dezoito pontos do seu adversário;



14 -
Será proibido o uso de instrumentos de percussão e sopro (apitos, cornetas etc) no local dos jogos durante a realização das partidas oficiais.



Art. 14 -
DAS SÚMULAS



1 -
Nenhuma competição, oficial ou amistosa, salvo as disputas entre dois clubes filiados, poderá realizar-se sem a respectiva súmula;


- 6 -  


2 -
As súmulas não poderão ser rasuradas. Quando houver erro no preenchimento, as anotações corretas deverão ser feitas no espaço reservado para ocorrências;



3 -
Quando não houver espaço suficiente para a anotação de ocorrências, as anotações excedentes poderão ser feitas em folha de papel comum, assinadas pelo árbitro e capitães das equipes e anexada a súmula;



§ único -
Se algum dirigente, atleta ou árbitro impedir que uma das partes faça a anotação das ocorrências em súmula, sofrerá as penas previstas neste regulamento e CBJDD, desde que o fato seja comunicado à FPBB, por escrito e em papel timbrado, ou presenciado por representante da Federação;



4 -
As súmulas deverão ser enviadas à FPBB até 72 horas (três dias) após a realização dos jogos. Após este prazo estarão sujeitas a multas conforme determina o Regimento de Taxas da FPBB.



5 -
A responsabilidade pelo preenchimento correto das súmulas e o envio da mesma à FPBB é da equipe mandante.



6 -
Para todos os jogos disputados deverão ser usadas as súmulas adequadas ao campeonato, divisão, categoria e turno em disputa, fornecidas pela FPBB.



7 -
Além das exigências mencionadas no presente artigo e seus itens, deverão ser obedecidas as demais obrigações impostas nas respectivas súmulas.



Art. 15 -

DISPOSIÇÕES GERAIS



1 -
Os filiados não poderão recusar a cessão de suas canchas para as partidas oficiais regionais, estaduais, nacionais ou qualquer outro evento, quando as mesmas forem requisitadas pelo DT da FPBB, bem como recusarem a liberação de atletas convocados para integrarem as Seleções Brasileira ou Paulista, estando sujeitos às penalidades impostas pelo CBJDD e Regimento de Taxas da FPBB.



2 -
Nos dias em que houver encontros oficiais ou amistosos, os clubes anfitriões deverão permitir o livre ingresso aos associados, autoridades e torcedores dos clubes visitantes.



3 -
Cabe ao D.T., com o aval da Diretoria, tomar as medidas necessárias ao bom andamento dos certames, inclusive, alterando programas já elaborados.


- 7 -

4 -
O DT e a Diretoria da FPBB reservam-se o direito de suspender a realização do certame programado neste regulamento, bem como implantar outros, quando as circunstâncias assim o exigirem.



5 -
A Diretoria da FPBB poderá em qualquer tempo, se achar oportuno, solicitar que se procedam as alterações regulamentares e que após conhecimento e aprovação dos clubes filiados e interessados, passarão a fazer parte integrante deste regulamento e vigorarão na temporada posterior a sua aprovação.



6 -
As penalidades impostas às agremiações, atletas e autoridades dos encontros que infringirem o presente regulamento, serão aplicadas, conforme o caso, pelo Estatuto da FPBB, Regimento de Taxas, Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva (CBJDD), ou Leis Esportivas do País, em vigor.



7 -
O D.T. reunir-se-á com as equipes interessadas, sempre que houver necessidade de sorteios ou jogos extras.



8 -
Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela FPBB através de seu Departamento Técnico da Entidade e, se necessário, levados a julgamento.



9 -
Todos os recursos encaminhados ao DT ou Diretoria da FPBB, deverão ser protocolados na Secretaria da FPBB até 72hs após a ocorrência, que deverá obrigatoriamente constar em súmula (ver artigo 14, item 3 e seu § único) e deverão obedecer às normas constantes no CBJD.




O presente regulamento foi elaborado de acordo com as decisões do Departamento Técnico e Ligas filiadas, presentes à reunião realizada no dia 19/02/2011.








São Paulo, fevereiro de 2012












FEDERAÇÃO PAULISTA DE BOCHA E BOLÃO
DEPARTAMENTO TÉCNICO





- 8 -

Í N D I C E












Art. 1º - Sistema de disputa ........................................................
1



Art. 2º - Das Equipes ..................................................................
2



Art. 3º - Das Rodadas .................................................................
2



Art. 4º - Dos Horários .................................................................
2



Art. 5º - Da participação de atletas .............................................
2



Art. 6º - Critérios de desempates ................................................
3



Art. 7º - Premiação .....................................................................
3



Art. 8º - Sedes ............................................................................
3



Art. 9º - Dos Árbitros ..................................................................
4



Art. 10 – Das infrações e punições dos árbitros .........................
4



Art. 11 – Das infrações e punições aos atletas ..........................
4



Art. 12 – Das inscrições das equipes .........................................
5



Art. 13 – Da realização das partidas ..........................................
5



Art. 14 – Das súmulas . ..............................................................
6



Art. 15– Disposições Gerais ......................................................
7



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