sexta-feira, 1 de junho de 2012

BARBA ABRE A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER



A III Conferência Municipal de Esportes e Lazer, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o apoio do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, e o Sesc, foi aberta oficialmente pelo prefeito Oswaldo Barba na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal.
O evento contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, do Líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Lineu Navarro, do presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, jornalista Nei Santos, do gerente do Sesc, Mauro César Jensen e do presidente da III Conferência Municipal de Esportes e Lazer, Ricardo Colombo.
A Conferência é um fórum de discussão sobre as políticas públicas votadas às atividades de esporte e lazer, tendo como principal objetivo levantar junto à sociedade propostas de ações que possibilitem a construção de um Plano Diretor para o Esporte e Lazer em São Carlos.
As palestras de abertura foram com Vanilton Senatore, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da professora Drª. Elza Margarida de Mendonça Peixoto, da Universidade Federal da Bahia.
No período da tarde aconteceu uma mesa redonda, no ginásio poliesportivo do Sesc, com o tema "Esporte, Lazer e Educação Física Escolar", tendo a participação e mediação do professor Drº Waldemar Marques Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Na sequência o tema em discussão foi "Atividade Física Adaptada", com a participação da professora Drª Mey de Abreu Van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar) e do professor Drº José Júlio Gavião de Almeida, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas (Unicamp), mediada pelo professor Ricardo Colombo.
Ao parabenizar a iniciativa da Conferência, Nei Santos enfatizou que o Conselho Municipal de Esportes e Lazer tem contribuído bastante para o desenvolvimento do esporte e lazer no município.
"São Carlos é conhecida como a Capital da Tecnologia, e eu acho que nós devemos transportar essa tecnologia também para pensar no esporte, de que forma ela pode contribuir para o desenvolvimento do esporte enquanto lazer, esporte de base e competição", finalizou Nei.
De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, a Prefeitura tem investido cerca de 3% do orçamento na área de esporte e lazer, portanto, mais do que a média dos municípios brasileiros, que gira em torno de 0,9%.
A parceria com entidades esportivas para o desenvolvimento de esportes e lazer foi outro ponto destacado pelo prefeito. Segundo ele, as parcerias trazem bons resultados, já que possibilitam a oferta de vagas para crianças e jovens em diversas modalidades.
Barba lembrou também que, deste trabalho social, pode sair grandes nomes do esporte nacional, o que para ele a cidade tem um histórico bastante rico na formação de atletas de alto rendimento, casos de José Carlos Jaques, Maurren Maggi, Mônica de Paula e, mais recentemente, o atleta do salto triplo, Kauam Aleixo, medalha de prata no Sul-Americano Juvenil do ano passado na Colômbia.
Na avaliação do prefeito, a III Conferência Municipal de Esportes e Lazer trará boas contribuições para que o município possa desenvolver políticas públicas que contemplem um número de pessoas ainda maior nessa área.
"O esporte é um importante instrumento de inclusão social, e em São Carlos isso é levado a sério. Nossa cidade é dotada de equipamentos esportivos de qualidade, tanto que São Carlos tem se tornado uma referência no esporte", concluiu Barba.
Neste sábado (2), no teatro do Sesc, a partir das 9h, acontece a mesa redonda sobre "Lei do Incentivo ao Esporte", com os professores Paulo Vieira, do Ministério do Esporte e José Medalha (ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete), da Faculdade de Educação Física da UNAERP (Campus Guarujá), com coordenação do professor Valdir Barbosa e mediação do professor José Renato do Prado.
Para encerrar o evento, a partir das 11h, será realizada uma Plenária que vai debater a formulação da Carta de Intenções da III Conferência Municipal de Esportes e Lazer, e a solenidade de encerramento.

créditos da matéria: www.saocarlos.sp.gov.br

créditos das fotos: Ticiana Leão / PMSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário