sábado, 21 de março de 2015

GUARUJÁ RECEBEU NOS DIAS 7 E 8 DE MARÇO O 1º ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA BOCHA PARALÍMPICA DO ESTADO DE SP


Realizado durante dois dias, evento reuniu técnicos, gerentes desportivos, fisioterapeutas e psicólogos que realizaram palestras e workshop
No  fim de semana (7 e 8 de março de 2015) o Estádio Municipal Antônio Fernandes, em Guarujá, sediou o 1º Encontro de Profissionais da Bocha Paralímpica do Estado de São Paulo. Promovido pela Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS) em aprceria com Prefeitura de Guarujá, o evento reuniu cerca de 50 profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos de diversas cidades do estado de São Paulo.
Os profissionais realizaram workshops e palestras sobre Classificação Funcional de Novos Atletas, Psicologia do Esporte, Arbitragem e Novas Tecnologias. Na sexta-feira , 6, a cerimônia de abertura recebeu o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão, o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, o vice-presidente da APBS, Marco Antônio Ferreira Alves, e o coordenador da APBS, Moisés Fabrício de Souza Cruz, ambos participaram da Mesa Redonda, sobre técnicas de treinamento. O evento prosseguiu no sábado,7.
De acordo com o coordenador da APBS, a reunião desses profissionais se deu pela necessidade em agregar conhecimento para o desenvolvimento de equipes iniciantes, lapidando novos atletas. Para ele, o Encontro veio para valorizar a Cidade no segmento paralímpico brasileiro, em especial na modalidade bocha. “O evento superou as expectativas, com a participação em massa das cidades do nosso Estado. A presença do vice-presidente do (CPB), foi ilustre, pois afirmou a credibilidade do encontro”, explicou Cruz.
Há 11 anos, a APBS realiza em Guarujá e em outras da Baixada Santista o desenvolvimento de modalidades paradesportivas, paralímpicas e atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Parceira da Prefeitura Municipal de Guarujá, a associação tem no seu quadro de atividades a modalidade bocha paralímpica, considerada seu carro-chefe.
A bocha paralímpica é uma modalidade jogada por pessoas com deficiência física, exclusivamente com alguma desordem no sistema nervoso central. A cidade de Guarujá tem uma das equipes mais importantes do cenário nacional, representada pelos atletas da APBS em competições nacionais e mundiais, como Parapanamericanos, Copa Américas e Jogos Paralímpicos.

*crédito: site oficial da Prefeitura Municipal Guarujá - clique aqui.
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário