segunda-feira, 25 de maio de 2015

SÃO CARLOS CLUBE REALIZA PARCERIA COM UNICEP EM SIMPÓSIO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.





















Nos próximos dias 29 e 30 de maio, o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) realizará a 9º edição do Simpósio "O sol nasceu para todos: uma abordagem multidisciplinar sobre pessoas com deficiência e a sociedade". As inscrições podem ser feitas até quinta-feira, dia 28 de maio.
"O sol nasceu para todos" é uma iniciativa de caráter filantrópico da Unicep, em parceria a Prefeitura Municipal e o São Carlos Clube. As atividades são voltadas à profissionais da área de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional, pessoas com deficiência e demais interessados. A programação conta com palestras, showroom, estande de livros e a exposição "A arte de Daniela Caburro". Daniela é integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) e estará apresentando durante o Simpósio o seu processo de produção de pintura em tela.
Atividade no São Carlos Clube
No sábado, dia 30 de maio, às 10 horas, o Prof. Msc. Paulo Henrique Verardi apresenta na Antiga Academia a palestra "O Esporte e as Pessoas com Deficiências: Concepção e Possibilidades de Ação". De acordo com o professor, a palestra trará um panorama da história do esporte adaptado para portadores de deficiências e sua realidade no Brasil.
Ele afirma que apesar do nosso país estar entre os dez melhores do mundo no esporte adaptado, ainda há muitas lacunas que precisam ser repensadas. "O esporte como lazer é uma delas. É preciso uma reflexão sobre essas ofertas. Se nossos ginásios e praças estão preparados para possibilitar a inserção e interação do deficiente sem habilidades específicas no esporte", expõe o palestrante.
Ainda de acordo com o Paulo Henrique, o esporte é de suma importância na socialização dos deficientes – por isso, a importância da sociedade se reunir para dialogar sobre o tema. "O esporte é uma porta de inclusão. Muitas vezes os familiares dos deficientes se acomodam, pensando que não existe opções de lazer para seus entes. No esporte existem muitas opções, entretanto ainda há muito a ser desenvolvido", enfatiza.
Além da palestra, a partir das 11 horas, o Ginásio João Marigo Sobrinho sediará a "Clínica de Goalball" onde a Equipe do Projeto de Atividade Física Adaptada vinculado a Prefeitura Municipal de São Carlos, fará uma demonstração da modalidade.
O "Goalball"
Criada para pessoas com deficiência visual, a modalidade esportiva dispensa habilidades específicas e engloba indivíduos com diferentes níveis da deficiência.
A programação completa do evento pode ser consultada por meio do link:
Serviço:
As inscrições para o Simpósio acontecem até quinta-feira, dia 28 de maio, na Unicep - Rua Miguel Petroni, 5111. O número de inscrições é limitado a 100 vagas por jornada (manhã e tarde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário