domingo, 9 de agosto de 2015

BOCHA CONQUISTA 3 MEDALHAS NOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS DE TORONTO 2015



Bocha conquista dois Ouros e um Bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015


No mundo do senso comum, a conjugação de precisão milimétrica e raciocínio estratégico não parecem combinar com altos graus de paralisia cerebral e deficiências severas. A bocha paralímpica, contudo, desconstrói essa crença e a equipe brasileira tem protagonismo nesse processo de “desmanche”. Já no primeiro dia de competições no Abilities Centre, em Toronto, o Brasil confirmou a consistência do time que se prepara para os Jogos Rio 2016. Dos três pódios possíveis, conquistou três, com duas medalhas de ouro e um bronze. 
O primeiro ouro ficou com a dupla da categoria BC4, em que os atletas têm mais força muscular para os lançamentos. Dirceu José Pinto, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos se revezaram no time que derrotou o México por 14 x 0, a Argentina por 11 x 0 e bateu o Canadá na rodada decisiva da competição, no tiebreak, após empate em 3 x 3. 
“Ficou claro que ainda temos algumas coisas a corrigir. Demos uma vacilada grande no início do jogo final, mas soubemos nos recuperar”, afirmou Dirceu, bicampeão paralímpico, em Londres (2012) e Pequim (2008). A prata ficou com o Canadá e o bronze, com a Argentina. 
Na equipe que reunia atletas das classes BC2 e BC1, o Brasil também foi ao topo do pódio, ainda que superado pelo Canadá no tiebreak da terceira rodada. Na soma dos resultados, o time brasileiro foi melhor no saldo de pontos e, assim, Lucas Ferreira de Araújo, Maciel de Souza Santos, Guilherme Germano e José Carlos de Oliveira ouviram o hino nacional. A prata ficou para a Argentina e o bronze, para o Canadá.
A terceira medalha do dia foi para a dupla da categoria BC3, para atletas com grande dificuldade de mobilidade, e que têm a ajuda de calheiros para direcionar a bola antes do lançamento. O time nacional é formado por Antônio Leme e Daniele Martins. A prata ficou com a Colômbia e o ouro, com o Canadá.
Para o coordenador técnico geral da equipe, Darlan França, os atletas mostraram que estão no caminho certo para atingir a meta prevista no Rio de Janeiro, em 2016. “Temos como objetivo conquistar quatro ouros entre as sete possibilidades de medalha”, disse. O caminho até lá, segundo ele, envolve a sequência de um projeto que tem envolvido a capacitação de técnicos no Brasil, intercâmbios em competições e períodos de treinamento intensivo. 
Regra e Categorias: 
O princípio do jogo é simples: chegar o mais perto possível da bola branca. Conseguir fazer isso é um processo que lembra as tacadas da sinuca e a estratégia do xadrez. Cada jogador é postado numa área delimitada no fundo da quadra. Numa disputa de quatro ou seis entradas (games), dependendo da categoria, cada equipe tem seis bolas para se aproximar da branca e evitar que o adversário faça o mesmo. Ao fim de cada Entrada, o juiz indica quantas bolas, e de qual equipe, estão de fato mais próximas, e define a pontuação.
Os atletas são separados em quatro categorias, de acordo com o comprometimento motor. Entre os atletas de menor mobilidade há inclusive a ajuda de terceiros, os chamados calheiros. Eles posicionam a calha e encaixam a bola de acordo com a indicação do jogador. O atleta, em seguida, toca a bola com uma haste que funciona como taco, fixada à boca ou à cabeça. Entre os atletas de mobilidade maior, a bola pode ser lançada com as mãos ou os pés.



*créditos: News Portal Bragança Paulista - clique aqui da Redação com informações de Agências de Notícias e Gustavo Cunha – Brasil2016.gov.br
_________________________________
Nas disputas por equipes na bocha, Brasil fecha o dia com duas medalhas de ouro e uma de bronze

O Brasil conquistou três medalhas na bocha – dois ouros e um bronze – na tarde deste sábado (8 de Agosto). O primeiro ouro veio com a dupla Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos, nos pares BC4. Campeões paralímpicos em Londres, eles precisaram do desempate para vencer os canadenses Marco Dispaltro e Alison Levine​ na última rodada da disputa para garantir o título​.
“A nossa equipe ainda precisa corrigir algumas coisas. Erramos bolas fáceis, mas acreditamos até o fim. Encaro esse Parapan como uma pré-Paralimpíada. E essa medalha foi muito importante”, disse Dirceu.

O segundo ​ouro ​foi conquistado pela equipe da classe BC1/BC2, composta por José Carlos Chagas, Maciel de Souza e Lucas Ferreira Araújo. Nem mesmo a derrota para o Canadá no duelo final tirou os brasileiros do topo do pódio. Eles foram campeões no saldo de pontos após empate triplo com os argentinos e canadenses, medalhistas de prata e de bronze, respectivamente.

Por fim, a dupla da classe BC3, composta por Antônio Leme e Daniele Martins, ficou com a medalha de bronze. Eles foram derrotados apenas no desempate pelos canadenses Paul Gauthier e Eric Bussiere.

Veja no site do CPB  (clique aqui) e de Toronto-2015 (clique aqui) os resultados das provas.
_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário